Menu

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Estrutura celular: Características gerais


A célula

A célula é a menor unidade capaz apresentar todas as características de um ser vivo (metabolismo próprio, reprodução e possuir material genético). O seu funcionamento e a forma que interage com o meio à sua volta tem sido estudado nos últimos anos e podemos compara-lo ao funcionamento de uma fábrica. Dentro de uma célula ocorre a entrada de compostos específicos através da permeabilidade seletiva da membrana plasmática, produção da energia para as suas reações (síntese de ATP), síntese de substâncias em larga escala (proteínas), seu empacotamento (complexo de golgi) e envio para diferentes lugares.

Modelo representando uma célula animal e suas principais estruturas (organelas).


Em um organismo pluricelular podemos encontrar diferentes tipos celulares, cada um responsável por executar determinada função. Por isso, podemos encontrar células com diferentes formatos, tamanhos e longevidade.  

Imagens de microscopia óptica mostrando os diferentes tipos de células que podemos encontrar nos seres vivos. A - Células do rim; B - Células vegetais; C - Células sanguíneas.

As estruturas responsáveis por executar cada uma das funções da célula são chamadas de organelas, sendo as principais: membrana plasmática, núcleo, ribossomo, mitocôndria, lisossomo, peroxissomo, cloroplasto, parede celular, Retículo Endoplasmático Liso (REL), Retículo Endoplasmático Rugoso (RER) e complexo de golgi. A distribuição de organelas pela célula é quantitativa e qualitativa, ou seja, o número de organelas e quais delas estão presentes podem variar dependendo do tipo de função que ela exerce. Um exemplo de diferença quantitativa é encontrado entre as células vegetais que possuem cloroplasto e parede celular e as células animais que não possuem. Enquanto isso, ao observarmos um hepatócito (célula do fígado) podemos perceber um número muito maior de mitocôndrias do que em um eritrócito (glóbulo vermelho), ilustrando uma diferença quantitativa.

Modelo representando diferentes tipos celulares. A - Célula animal e B - Célula vegetal.

Procarióticas ou Eucarioticas?


As células que conhecemos podem ser divididas inicialmente em dois grandes domínios de acordo com as suas estruturas, Prokarya (do grego, pro antes e karyon noz ou semente) e Eukaryota (do grego, eu bom). Esses dois nomes derivam da presença ou ausência de uma membrana lipídica que delimita e reveste o núcleo da célula e participa na formação de diversas organelas. Vamos abordar um pouco mais a fundo as características intrínsecas de cada grupo?

Prokarya

Os procariontes são representados pelas bactérias e algas azuis (cianobactérias). Além de seu tamanho bastante reduzido quando comparadas às células eucariontes, elas são também menos complexas. Essa afirmação é sustentada pela ausência de organelas derivadas de uma membrana lipídica e material genético reduzido. Apesar de serem consideradas menos complexas elas são os seres vivos mais antigos que a ciência conseguiu identificar até hoje, sendo que estima-se que elas tenham surgido há 3,5 bilhões de anos atrás!
Representação de uma célula eucariótica (A) e procariótica (B). Vale ressaltar que o tamanho de uma célula bacteriana pode ser até 10.000 vezes menor que o de uma eucariótica.

Um grupo chamado arqueobactérias tem chamado bastante atenção nos últimos anos. Esses organismos possuem características tanto de procariotos como de eucariotos e, devido a dificuldade em identifica-los, eles pertencem atualmente à um grupo a parte chamado de Archaea. Esses organismos foram identificados em ambientes extremos, como locais de elevada salinidade, acidez ou pressão, por isso, são chamados também de extremófilos.

Representação dos três grandes domínios, Prokarya (Bacteria), Archaea e Eukaryota (Eukaria).

Eukaryota

Os eucariotos são representados por todos os organismos que não são bactérias ou arqueobactérias. Suas células possuem um núcleo delimitado por uma membrana lipídica e possuem organelas que também são originadas a partir dessa estrutura. Além disso, algumas organelas são exclusivas de alguns organismos presentes nesse domínio, como os cloroplastos nas plantas e algas protistas e os centríolos nas células animais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário