Menu

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Reino Animalia: Filo Echinodermata

Os representantes do filo Echinodermata possuem esse nome por possuírem seu corpo recoberto por espinhos (echinos = espinhos; derma = pele). Eles são deuterostômios e possuem celoma verdadeiro, características que reforçam sua ancestralidade com os cordados. Esses indivíduos possuem desenvolvimento indireto e, apesar de suas larvas terem simetria bilateral, os adultos possuem simetria radial. O processo de transição ocorre quando apenas um lado da larva se desenvolve durante sua passagem para a fase adulta. As 7.000 espécies descritas desses animais carregam um comportamento bastante variado, sendo que enquanto alguns são sésseis (classe Chrinoidea) outros podem atuar como caçadores ativos.

Representantes do filo Echinodermata. (A) Estrela-do-mar (classe Asteroidea), (B) Bolacha-do-mar (classe Echinoidea) e (C) Pepino-do-mar (classe Holothuroidea).

Fisiologia

Sistema locomotor e esquelético

Os representantes desse filo possuem um sistema locomotor e esquelético bastante peculiar chamado de sistema ambulacral, hidrovascular ou aquífero. A diferença de pressão da água criada por esse sistema que ramifica através do corpo do animal, auxiliado pela presença de ventosas na porção ventral de seu corpo, permite sua locomoção.

Sistema ambulacral é o responsável por formar o esqueleto hidrovascular dos equinodermos e sua locomoção. (A) Desenho ilustrando o sistema radial do sistema ambulacral que se ramifica da porção central de seu corpo e termina em (B) suas ventosas que auxiliam o organismo na sua locomoção.
Para que esse complexo sistema possa funcionar é necessário que haja a coleta de água do ambiente externo. A estrutura denominada placa madrepórica ou porosa é responsável por fazer essa coleta.

Sistema respiratório

Todos os equinodermatas são marinhos, sendo que sua respiração pode ocorrer de duas formas, cutânea (por difusão através da pele) e através de brânquias

Alimentação e excreção

Sua alimentação é bastante diversificada. Enquanto as estrelas-do-mar projetam enzimas digestivas através da sua cavidade oral e digere o alimento de forma extracelular, o ouriço-do-mar possui uma estrutura calcária denominada lanterna de aristóteles que raspa a superfício do substrato que ele se encontra e absorve o alimento.

(A) Desenho ilustrando a localização da lanterna de aristóteles em um ouriço do mar e (B) imagem real da mesma estrutura.
A eliminação de excretas ocorre pelo próprio sistema ambulacral do animal que carrega as impurezas até regiões do seu corpo que estejam em contato direto com o ambiente externo.

Reprodução

Os equinodermos possuem elevada capacidade de regeneração, sendo que caso os braços de uma estrela-do-mar sejam removidos de seu corpo ela ainda é capaz de regenera-los, caso seu disco central permaneça intacto. Além disso, os braços removidos podem gerar novos indivíduos geneticamente idênticos ao anterior.

Na reprodução sexuada esses indivíduos liberam seus gametas na água, ou seja, a fecundação é externa. Todos eles são dióicos, havendo a separação entre machos e fêmeas. Após a eclosão do ovo fecundado há o surgimento de uma larva (caracterizando o desenvolvimento indireto) que posteriormente se tornará o adulto.

Taxonomia

Classe Echinoidea

Representados pelos ouriços-do-mar e bolachas-do-mar a classe Echinoidea possui cerca de 1.000 espécies descritas atualmente. Esses organismos possuem o corpo circular ou oval, podendo ter o corpo coberto por espinhos que atuam como sistema de defesa, e sendo sésseis ou de movimentação lenta na fase adulta.

(A) Bolacha-do-mar e (B) ouriço-do-mar, ambos representantes da classe Echinoidea.

Classe Holothuroidea

A classe Holothuroidea possui os Pepinos-do-mar como principais representantes. Esses organismos possuem o corpo cilíndrico e quando estressados podem regurgitar parte do próprio sistema digestório a fim de espantar um possível predador.

Pepino-do-mar.
Classe Ophiuroidease

Muitas vezes confundidos por Estrelas-do-mar os representantes desse grupo também possuem cinco braços que se ramificam de um disco central. No entanto, esses cinco braços são mais finos e longos, apresentando consistência mais rígida. O grupo possui atualmente cerca de 2.000 espécies descritas e possui a maior riqueza de espécies do filo Echinodermata é representado pelas estrelas-serpentes, estrela-cesto ou ofiúros.

Estrela-serpente.
 Classe Crinoidea

Os lírios-do-mar representam a classe Crinoidea. Esses organismos possuem o corpo em formato de cálice com a porção oral voltada para cima. Geralmente são sésseis e utilizam seus longos ramos na captura de alimentos.

Lírio-do-mar.

Classe Asteroidea

Possuem aproximadamente 1.500 espécies e são representadas pelas Estrelas-do-mar. Esses indivíduos possuem cinco braços que se ramificam através de um disco central e são utilizados para sua locomoção e captura de alimentos.

Estrela-do-mar.

Um comentário: