Menu

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Filo Chordata

O filo Chordata (do latim Chorda = corda) consititui o filo cujos principais representantes são os vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos), cefalocordados (anfioxo) e urochordados (tunicados). Junto com os equinodermos são os únicos representantes deuterostômicos no Reino Animal, sendo os demais protostômicos. As principais características desse filo são: cauda pós-anal, notocorda, fendas branquiais e Sistema nervoso dorsal.

A cauda pós-anal é um prolongamento da região dorsal (coluna vertebral no caso dos vertebrados) que pode executar funções variadas, como movimentação, equilíbrio, demonstração de comportamento e etc. Em animais como alguns primatas que não possuem a cauda pós-anal visível ela pode ser observada como um órgão resquícial do apêndice do sacro chamado de cóccix.

A cauda pós-anal está presente em todos os cordados. A imagem acima mostra um lobo-guará, representante do filo.

A notocorda é um bastão flexível e maciço localizado na região dorsal do indivíduo, podendo ser substituído pela coluna vertebral em organismos adultos (vertebrados e urochordados) ou permanecer por toda a vida (cefalocordados). 

Modelo ilustrando a localização da notocordo em um anfioxo e logo abaixo uma secção de um embrião e onde a notocorda se localiza, logo abaixo ao tubo nervoso dorsal.
As fendas branquiais podem permanecer até a vida adulta, no entanto, espécies que conquistaram o ambiente terrestre perdem essa estrutura durante o desenvolvimento embrionário, dando lugar à respiração pulmonar. 

Fendas branquiais de um peixe cartilaginoso (Chondrichtyes).

Modelo mostrando a localização das fendas branquiais em diferentes representantes de vertebrados durante o desenvolvimento embrionário. É importante que tanto as fendas branquiais quanto a cauda pós-anal podem ser observadas durante o desenvolvimento da espécie humana, sendo perdidas durante o processo.
Por último, o sistema nervoso dorsal que diferente dos insetos e anelídeos que o possuem na região ventral do corpo, os cordados o possuem na região oposta.

Modelo mostrando a região cranial e a coluna vertebral dorsal de um ser Humano, à esquerda essas estruturas estão destacadas em vermelho.

Subfilo Urochordata

Os urocordados, caracterizados pelos tunicados e ascídeas, são animais geralmente sésseis na fase adulta e possuem notocorda apenas em sua fase larval. São animais filtradores e seu nome deriva de um carboidrato denominado tunicina que reveste seu corpo. Sua estrutura corporal é basicamente dividida em um sifão inalante e um sifão exalante, a água circundante permanece em uma cavidade separada em fendas branquiais, onde ocorre a respiração, e átrio, onde há a absorção de alimento e nutrientes. As espécies são geralmente monóicas e capazes de formar colônias.

Na imagem acima pode-se observar uma colônia formada por representantes do subfilo Urochordata, cada um possuindo um sifão inalante e exalante.
Modelo mostrando um Urocordado na fase adulta e sua larva abaixo, Durante a fase larval há a presença de notocorda.



Subfilo Cephalochordata

Os cefalocordados possuem sua diferenciada do restante do corpo (daí o nome, do grego kephalo = cabeça e chorda = corda) e são representados pelo anfioxo. Por serem os representantes mais primitivos do filo Chordata suas características fisiológicas são bastante estudadas como modelo de desenvolvimento embrionário dentro da Zoologia. Eles medem cerca de 6 cm e geralmente ficam enterrados na areia de ambientes marinhos com apenas a sua porção anterior exposta para a captura de alimentos. Uma característica relevante desse grupo é que a notocorda persiste no indivíduo adulto.

(A) Desenho ilustrando a distribuição das estruturas corporais de um anfioxo e (B) uma imagem real.
Subfilo Vertebrata

Os vertebrados formam o grupo mais complexo do Reino Animal, ele é representado pelo peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos e falaremos mais de cada um desses grupos nos próximos tópicos. Suas principais características são a delimitação da região da cabeça por um crânio e o sistema nervoso dorsal protegido por vertebras. Além disso, esses animais possuem um endoesqueleto calcário que garante grande amplitude de movimentos e elevada resistência.

Representantes de vertebrados. (A) Tucano, (B) Peixe, (C) Perereca e (D) Camaleão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário