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segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Exercicios: Chordata

Os exercícios a seguir se referem ao conteúdo abordado no tópico Filo Chordata e são divididos de acordo com seu nível de dificuldade, utilizando os conceitos a seguir como parâmetro de mensuração:

Avaliação de conceitos, multidisciplinaridade (intra-), multidisciplinaridade (inter-) e estudos de caso
  1. (Mundo Educação) O filo Chordata inclui representantes bastante diferentes, mas algumas características são compartilhadas por todos. Entre as alternativas a seguir, marque a única que representa uma característica não encontrada nos cordados.
a) Presença de notocorda durante o desenvolvimento embrionário.
b) Presença de fendas faringianas em pelo menos uma fase da vida.
b) Presença de metâmeros.
d) Ausência de celoma durante a fase adulta.
e) Cauda pós-anal durante o desenvolvimento.

2. (Mundo Educação) O filo Chordata pode ser dividido em três grandes grupos: os urocordados, cefalocordados e craniados. O que difere os craniados desses outros grupos é a presença de:
a) notocorda 
b) tubo nervoso dorsal.
c) fendas faringianas.
d) cauda pós-anal.
e) coluna vertebral. 

3. (UEPB) Nos Chordata, a notocorda dispõe-se, pelo menos na fase embrionária:
a) ventralmente à aorta;
b) dorsalmente ao tubo neural;
c) dorsalmente ao intestino;
d) ventralmente à coluna vertebral;
e) anteriormente ao intestino.

4. (FUVEST) No desenvolvimento dos cordados, três caracteres gerais salientam-se, distinguindo-os de outros animais. Assinale a alternativa que inclui estes três caracteres:
a) notocorda, três folhetos germinativos, tubo nervoso dorsal;
b) corpo segmentado, tubo digestório completo, tubo nervoso dorsal;
c) simetria bilateral, corpo segmentado;
d) simetria bilateral, três folhetos germinativos, notocorda;
e) tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas branquiais na faringe.



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