Menu

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Exercícios ENEM: Parte 1



As questões a seguir foram elaborados no modelo ENEM pelos professores que participam da ONG Vestibular Cidadão. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o projeto  você pode acessar: https://www.facebook.com/vestibularcidadaobsb

QUESTÃO 01

            “Cientistas japoneses dizem que estão a caminho de encontrar uma forma de criar pele, ossos e articulações usando uma impressora 3D. Vários grupos de pesquisadores ao redor do mundo têm desenvolvido pequenas massas de tecido para implantes. Mas agora os japoneses estão procurando dar o próximo passo e fazê-las totalmente funcionais.
            Tsuyoshi Takato, professor da Universidade de Tóquio, diz que sua equipe tem trabalhado para criar "uma bio-impressoa 3D de última geração", que poderia reunir finas camadas de biomateral para formar partes do corpo sob medida.
            Em apenas algumas horas, a impressora seria capaz de criar um implante usando dados de uma tomografia computadorizada. Esses implantes se encaixariam perfeitamente no corpo e poderiam rapidamente ser assimilados pelos tecidos e outros órgãos do paciente, disse o cirurgião plástico.”
[Globo, 18 jan. 2015. Disponível em: http://globo.com]
            Em 1998, James Thomson, cientista da Universidade de Wisconsin em Madison, retirou com sucesso células-tronco de embriões em clínicas de fertilidade e as cultivou em laboratório, estabelecendo a primeira linhagem de células-tronco embrionárias humanas. Desde então, o tema tem sido um alvo de amplo debate, tanto em revistas, jornais, quanto nas salas de aula.
Utilizando os conhecimentos de embriologia, é correto afirmar que:
a) Apesar de as pesquisas estarem avançadas no Japão, a legislação brasileira proíbe qualquer tipo de pesquisa com células-tronco embrionárias, pois a Constituição Brasileira considera que o zigoto já é um novo indivíduo e este deve ser protegido.
b) As células-tronco mais utilizadas em pesquisas são as adultas, por serem de mais fácil acesso, inclusive podendo ser extraídas do cordão umbilical. As células-tronco adultas têm resultados tão eficientes quanto às células-tronco embrionárias, através do processo de desdiferenciação celular.
c) As células-tronco embrionárias, anteriores ao embrioblasto, têm maior capacidade de diferenciação, por serem totipotentes, ou seja, podendo originar todos os tecidos corporais, desde que recebam tratamento especial para orientar a diferenciação em determinado tipo de tecido.
d) Os processos envolvidos na especialização dos trilhões de células existentes em um organismo adulto ocorrem independentemente da transcrição diferencial dos genes.
e) As células-tronco, no procedimento in vitro, são coletadas no embrião que esteja a partir da fase de gástrula, fase na qual o tamanho do embrião possibilita a coleta de células indiferenciadas.

QUESTÃO 02

A teoria elaborada por Darwin foi um marco nas discussões a respeito dos processos evolutivos ao trazer novas interpretações sobre a origem das espécies.
            A figura a seguir mostra uma conversa hipotética entre Darwin, Adão e Eva

Pode-se dizer que:
a)  Adão tem razão em ficar indignado ao ser comparado com macacos, já que estes são menos evoluídos e menos adaptados.
           b) Adão entendeu a teoria evolucionista de Darwin, que afirma que o homem descende do macaco    
      c) Darwin declarou que as mutações no código genético são a origem da variabilidade dentro de uma população.
         d) Adão não entendeu completamente a teoria evolucionista de Darwin, que se baseia no princípio da ancestralidade comum.
      e) Darwin foi totalmente contra o princípio do uso e desuso elaborado por Lamarck.

QUESTÃO 03

            A deficiência de vitamina D é cada vez mais prevalente no mundo inteiro. Sabe-se que a vitamina D pode ser estocada no organismo, além de ser obtida pela alimentação e exposição solar. Em relação às classes de vitaminas, a vitamina D apresenta importante função hormonal na manutenção da saúde óssea.
a) A vitamina D enquadra-se no grupo das vitaminas, pois sua composição química é predominantemente inorgânica. Fato este que a torna necessária em pequena quantidade para os seres humanos.
b) O estoque de vitamina D no organismo humano acontece pela dissolução da molécula de vitamina D na água do plasma sanguínea, com a ajuda de proteínas plasmáticas.
c) A déficit nutricional da vitamina D, decorrida da alimentação precária do mundo moderno, não influencia no estoque da vitamina D sintetizada pela luz solar, já que, ambas as formas de obtenção de vitamina D são independentes.
d) O colesterol é utilizado na absorção de vitamina D pela alimentação, não participando pela exposição solar. Isso contribui para a independência das vias de obtenção da vitamina D.
e) A vitamina D apresenta função metabólica hormonal na mobilização de íons Cálcio nos rins, no intestino delgado e nos ossos; além de apresentar caráter lipossolúvel, sendo estocada no tecido adiposo do corpo humano.

QUESTÃO 04

Em muitos casos os fenômenos observados na natureza envolvem mais de uma espécie, criando relações entre elas que podem ser harmônicas ou desarmônicas. Protozoários e fungos possuem vários exemplos de relações como as descritas acima que podem ser interpretadas pelo ser humano e nos trazer informações pertinentes, como:
a) a maré vermelha, causada por algas dinoflageladas capazes de liberar substâncias benéficas à vida aquática, promovendo o aumento da produtividade na pesca e manutenção de recursos ambientais.
b) liquens utilizados como bioindicadores para a qualidade do ar de uma região, considerando a sensibilidade dos mesmos às alterações causadas pela poluição.
c) o encontro de qualquer espécie de alga em uma amostra de água, indicando que a mesma é imprópria para consumo humano.
d) fungos saprófitos que impedem o retorno dos nutrientes provenientes da decomposição ao solo, prejudicando a ciclagem da matéria orgânica;
e) protozoários heterotróficos encontrados na água e alimentos que consumimos que ajudam a constituir nossa microbiota intestinal e auxiliam no combate a organismos prejudiciais.

QUESTÃO 05

Um fabricante de shampoo realiza seu marketing em torno da principal diferença de composição perante seus concorrentes: a presença de DNA vegetal. Sobre essa molécula, seria incorreto afirmar que:
a) por ser de origem vegetal, sua característica alcalina seria um fator importante para a hidratação capilar.
b)  é formado por fósforo, ribose e bases nitrogenadas.
c) em situações de normalidade e descartando a momento de replicação, essa molécula encontra-se composta por duas fitas antiparalelas.
d)   sua estrutura compõe-se por quatro bases nitrogenadas: duas púricas e duas pirimídicas.
e)   seu carboidrato é caracterizado pela ausência de um átomo de oxigênio.

QUESTÃO 06

Maré Vermelha contamina ostras e mariscos
A maré vermelha obrigou autoridades sanitárias a proibir a comercialização e o consumo de moluscos produzidos em Santa Catarina. A medida tem caráter preventivo já que exames laboratoriais detectaram a presença de toxinas que podem provocar intoxicação alimentar e até a morte. O fenômeno foi causado pelo aumento da temperatura e pouca agitação marinha verificadas desde o início do mês. Isso aumentou a quantidade de microalgas produtoras da toxina diarreica (DSP) a níveis alarmantes nas áreas de cultivo. O esgoto doméstico pode ter contribuído para o fenômeno.
Internet: <diariodolitoral.com.br> (com adaptações).
A proliferação exacerbada das algas produtoras de toxina diarreica ocorreu principalmente devido a um aumento nas taxas de
a)  fermentação.
b)  fotossíntese.
c)  quimiossíntese.
d)  respiração celular.
e)  fecundidade.

QUESTÃO 07

A doença de Lorenzo (Adrenoleucodistrofia) é caracterizada pelo acúmulo de ácidos graxos de cadeia muito longa, principalmente nas células do cérebro, o que leva a destruição da mielina. Geralmente os sintomas são: falta de coordenação motora, dificuldade de aprendizado, déficit de atenção, hiperatividade, distúrbios do comportamento, cegueira, surdez, paraplegia, problemas para engolir e se comunicar.
Internet: <bloginstitutocanguru.blogspot.com.br> (com adaptações).
A falta de mielina prejudica principalmente:
a)  a divisão celular em neurônios.
b)  a transferência de neurotransmissores entre neurônios.
c)  a condução de impulsos nervosos.
d)  a circulação sanguínea no cérebro.
e)  o combate a microorganismos invasores do Sistema Nervoso Central.

QUESTÃO 08

As estrelas-do-mar pertencem ao filo dos equinodermos, um grupo marinho que traz como principal característica a pele espinhosa. Grosseiramente traduzida, a palavra equinodermo significa “pele espinhosa”, ainda que não seja propriamente da pele, e sim de seu estranho esqueleto, que essa comunidade tire o nome. Na costa nordeste dos Estados Unidos, a espécie mais comum é a Esterias vulgaris. Além de bela, é também um dos mais vorazes predadores costeiros e, em certo número, pode exterminar rapidamente um bando de ostras ou mexilhões. Esses moluscos, aliás, são alimento predileto das insaciáveis caçadoras, que os devoram com uma eficiência impressionante. Primeiro, a estrela-do-mar envolve vítima com os braços e posiciona-se sobre ela, com a dobradiça da concha voltada para seu disco central. Em seguida, gruda os pés tubulares na concha e puxa.
Internet: <super.abril.com.br> (com adaptações).
Após abrir a concha, o indivíduo de Esterias vulgaris passa à ingestão da massa visceral do molusco. A digestão da presa pela estrela-do-mar será:
a)  exclusivamente intracelular.
b)  extracelular no início, com término intracelular.
c)  exclusivamente extracelular e intracorpórea.
d)  exclusivamente extracelular e extracorpórea.
e)  feita por organismos simbiontes no interior do trato digestivo.

QUESTÃO 09

A teoria proposta em 1981 pela bióloga americana Lynn Margulis afirma que há milhões de anos, quando só haviam células procariontes, duas bactérias se fundiram, passando a ter uma relação de endossimbiose e geraram assim uma novo tipo de célula, com núcleo definido e outras organelas. Uma das suposições da bióloga é que uma das bactérias, sendo aeróbia, se tornou a mitocôndria, a organela responsável pela produção de energia nas células. É ela que possibilita que os eucariontes respirem. Outra fusão produziu os cloroplastos, que permitem que as plantas capturem a energia do sol.
(Fonte: Girardi, G. 2007. A bactéria que existe em você. Super Interessante.
Artigo disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/bacteria-existe-voce-447290.shtml).
Com base no trecho e nos seus conhecimentos, escolha o item que contém características em comum entre as bactérias e as organelas citadas que poderia suportar a teoria endossimbiótica.
a) Presença de DNA circular, lisossomos e membrana plasmática.
b) Ribossomos, RNA e parede celular
c) DNA circular, ribossomos, membrana plasmática
d) Presença de clorofila, ribossomos, DNA
e) Ribossomos, DNA circular e reprodução por mitose

Nenhum comentário:

Postar um comentário