Menu

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Reino Protista I: Heterotróficos

Como mencionado no tópico Reino Protista: Introdução, os protozoários podem ser divididos em heterotróficos e autotróficos. No caso das espécies heterotróficas elas podem ser classificadas principalmente através de seus mecanismos de locomoção.

Vídeo mostrando a formação de pseudópodes de uma ameba.


Pseudópodes (Sarcodíneos ou Rizópodes)

O nome pseudópodes deriva de pseudo = falso e podos = pés, isso por que os representantes desse grupo são capazes de projetar extensões fluídas de seu corpo a fim de capturar partículas de alimento e se locomoverem. Além disso, podem não apresentar simetria corporal ou simetria radial.

Vídeo mostrando uma ameba se alimentando de paramécios. Áudio em inglês.

Em alguns casos os rizópodes podem apresentar uma carapaça externa, podendo ser formada por material orgânico, carbonato de cálcio, sílica ou sulfato de estrôncio. A capacidade de secretar diferentes tipos de materiais para formar carapaças externas e a forma como seus pseudópodes podem atravessa-la divide o grupo dos sarcodíneos em diferentes subgrupos, como os foraminíferos, radiolários e heliozoários.

Flagelados (Mastigophora)

Os flagelados possuem tanto representantes heterotróficos como autotróficos, sendo o segundo grupo abordado no tópico "Reino Protista II". Sua principal característica é a presença de um ou mais flagelos distribuídos pela célula que promovem a sua motilidade e captura de alimentos.

Raramente esses indivíduos possuem vida-livre, estando principalmente no trato digestivo de diferentes animais (vertebrados e insetos, por exemplo Giardia intestinalis e Trichomonas vaginalis) ou em outras partes de seu corpo (doença de Chagas).

(A) Flagelado do gênero Hexamita que vive comumente no intestino de peixes, (B) Trypanossoma cruzi causador da doença de Chaças e (C) flagelado de vida-livre multicelular do gênero Codosiga.
Ciliados (Ciliophora)

Os ciliados são caracterizados pela presença de cílios em toda a superfície de seu corpo ou parte dela. Seus principais representantes são os paramécios que apresentam vida-livre, elevada motilidade e são encontrados facilmente em ambientes aquáticos. Algumas estruturas são exclusivas do paramécio, como sulco oral (citóstoma), citopígio, macronúcleo e micronúcleo. O macronúcleo está relacionado com o metabolismo do paramécio, enquanto que o micronúcleo participa do processo de reprodução sexuada denominado conjugação. A balantidiose, causada pelo Balantidium coli, é a única doença descrita cujo o agente causador é um protozoário ciliado.

Principais estruturas da espécie Paramecium caudatum.
Reprodução

A reprodução sexuada entre os paramécios é chamada de conjugação e ocorre quando dois indivíduos se pareiam e criam uma conexão a partir de seus respectivos sulcos orais (citóstomas). Inicialmente ocorre a degeneração do macronúcleo de ambos os paramécios e a divisão por meiose de seus micronúcleos, originando oito micronúcleos, quatro para cada um. Em seguida, três micronúcleos de cada indivíduo se degeneram. O micronúcleo restante de cada um sofre mitose e, após esse processo, ocorre a troca de micronúcleos entre os paramécios (conjugação). Os dois micronúcleos presentes em cada paramécio se fundem, restabelecendo a diploidia (2n) e realizando três mitoses posteriormente, formando oito novos núcleos. Três desses novos núcleos se degeneram, quatro se desenvolvem e formam o macronúcleo e o restante sofre mitose e forma dois micronúcleos. Por último, a célula se divide duas vezes, restando um micronúcleo e um macronúcleo para cada nova célula.

Esquema representando a divisão sexuada de um paramécio.
Esporozoários (Sporozoa ou Apicomplexos)

Esporozoários não apresentam uma estrutura de locomoção como os outros protozoários e são exclusivamente endoparasitas. Eles são responsáveis também por causas diversas doenças no homem, como por exemplo a malária e a toxoplasmose.

Flagelo ou cílio?

A principal diferença entre flagelos e cílios está associada ao tamanho da estrutura (flagelos são bem maiores que cílios) e a forma como a mesma se movimenta. Enquanto os flagelos se movimentam a partir de ondulações em forma de chicote, os cílios tem movimentação rígida em forma de remo.


Um comentário: