Menu

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Reino Protista II: Algas

Como mencionado no tópico Reino Protista: Introdução, os protozoários podem ser divididos em heterotróficos e autotróficos. No caso das espécies autotróficas elas podem apresentar sistemas de locomoção, realizam fotossíntese para obtenção de glicose e cores variadas.

Primeiramente, protozoários que possuem cloroplastos são classificados como algas. Eles podem seu unicelulares ou multicelulares. Esses organismos são os responsáveis pela produção da maior quantidade de oxigênio (O2) presente em nossa atmosfera e constitui a base da cadeia alimentar de ecossistemas aquáticos.

(A) Alga unicelular Chlorophyta, (B) alga multicelular filamentosa Spirogyra e (C) alga multicelular em vista macroscópica.

As algas podem apresentar cores diferenciadas dependendo da proporção de clorofila e pigmentos acessórios em sua célula, como as xantofilas. Por isso, podemos encontrar além de algas verdes, algas vermelhas, marrons, amarelas e laranjas.

(A) Alga vermelha Rhodophyta, (B) Alga parda Phaeophyta e (C) Alga unicelular Dinoflagelado.
Além da variação na proporção de clorofila e pigmentos acessórios em uma alga, podemos observar outras estruturas relacionadas ao funcionamento das algas. Utilizando as Euglenophytas como exemplo temos o paramilo e a mancha ocelar. O paramilo está relacionado com o acúmulo de glicose dentro da célula proveniente da fotossíntese, enquanto a mancha ocelar, uma estrutura avermelhada encontrada em uma das extremidades da célula, permite que a mesma possa se manter em uma faixa de profundidade adequada na água a fim de manter sua taxa de fotossíntese.

(A) Bastões de paramilo na região central de uma Euglenophyta e (B) ponto vermelho correspondente à mancha ocelar.

Importância Econômica

As algas fazem parte de diversos produtos que utilizamos em nosso dia-a-dia, além de participarem de eventos que podem causar prejuízos econômicos ou nos impressionar pela sua beleza. Por exemplo, as algas do gênero Porphyra são utilizadas na preparação do sushi, prato típico da culinária japonesa. 

Alga Porphyra utilizada no preparo do sushi, prato típico da culinária japonesa.
Além da culinária também podemos encontrar algas em eventos como o da maré vermelha que ocorre quando há uma explosão populacional de espécies de dinoflagelados e de algas marrons (Pirrófitas) que liberam uma substância tóxica na água que pode matar peixes, aves e invertebrados aquáticos em um processo chamado de amensalismo. No caso da maré vermelha, esse processo pode acarretar prejuízos indiretos e diretos ao Homem, devido à contaminação de alimentos que tenham entrado em contato com tal substância.

Por último, temos as algas dinoflageladas do gênero Noctiluca que são capazes de produzir luz através de reações químicas em um processo chamado de bioluminescência, quando sua população está elevada podem formar um "tapete" luminoso sobre a água.

(A) Alga reponsável por causar a (B) maré vermelha. (C) Processo de bioluminescência causado por (D) dinoflagelados do gênero Noctiluca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário